Ministro Téte António quer maior dinâmica

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O ministro das Relações Exteriores, Téte António, pediu hoje, em Luanda, aos novos responsáveis do sector a imprimirem uma maior dinâmica, com vista a inserção de quadros angolanos nas organizações regionais de que Angola é membro.

O governante falava durante o empossamento de quatro novos membros da direcção do Ministério das Relações Exteriores, recentemente nomeados.

O ministro Téte António recordou que no seu discurso de investidura, o Presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, disse que “África é o nosso Habitat”; nesse contexto, as nossas responsabilidades são acrescidas, em virtude de as questões africanas nos tocarem de modo directo, sobretudo  nos países vizinhos”.

O titular da pasta das Relações Exteriores pediu igualmente uma melhor gestão dos recursos humanos, bem como o apoio redobrado às comunidades angolanas no exterior.

Para o efeito, os cidadãos angolanos no exterior devem olhar para as Missões Diplomáticas e Postos Consulares como sua casa. Devem sentir-se em casa e bem acolhidos, acrescentou.

O chefe da diplomacia angolana citou uma célebre frase do antigo Presidente dos Estados Unidos da América, Thomas Jefferson, segundo a qual “um funcionário público deve considerar-se uma coisa pública”, por isso o secretário geral deve considerar-se uma coisa pública, tendo em conta as responsabilidade a si atribuídas”. 

“Tudo está à volta do ser humano, o seu bem-estar, assim como as suas condições de trabalho”, por isso, acrescentou, “as obras iniciadas devem terminar rapidamente, por forma a aumentarmos a nossa capacidade de acomodação dos nossos funcionários que regressam ao país”. 

Tomaram posse o embaixador Alfredo Dombe, para o cargo de Secretário-Geral, o ministro conselheiro Miguel César Domingos Bembe (que por inerência de funções foi promovido a categoria de embaixador do quadro diplomático do MIREX), como director da Direcção África, Médio Oriente e Organizações Regionais.

Foram ainda empossados a embaixadora Elsa Antónia Roque Caposso Vicente, como directora do Gabinete de Recursos Humanos, e a conselheira Maria Filomena do Rosário Neto António (que por inerência de funções foi promovida à categoria de ministra conselheira do quadro diplomático do MIREX), como directora geral adjunta do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares. 

A cerimónia foi assistida pela secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, pelo secretário de Estado para a Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas, Domingos Custódio Vieira Lopes, bem como por demais membros da direcção do ministério.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.