Biden lidera disputa contra Trump com folga entre latinos, revela pesquisa

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, está bem à frente do presidente republicano, Donald Trump, nas intenções de votos dos latinos para as eleições de 3 de novembro nos Estados Unidos, segundo uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (8).

Cerca de 65% dos latinos planeam votar em Biden, o ex-vice-presidente de Barack Obama, em comparação com os 24% que pretendem votar no atual presidente, apontou o estudo do Fundo Educacional NALEO e da consultoria Latino Decisions.

Numa campanha eleitoral marcada pela pandemia e pela consequente crise econômica, além de uma onda histórica de protestos contra o racismo e a brutalidade policial, essas questões apareceram com destaque entre as preocupações dos latinos, a principal minoria dos EUA.

Entre os participantes da pesquisa, 52% disseram que desaprovam veementemente a condução de Trump na pandemia, que causou quase 190 mil mortes e mais de 6,3 milhões de infecções nos Estados Unidos desde o aparecimento do novo coronavírus na China em dezembro do ano passado.

Para os latinos consultados, o problema mais importante a ser enfrentado pelo próximo presidente é a resposta ao coronavírus (47%), seguida pela redução dos custos da saúde (31%). As próximas duas prioridades são abordar os problemas de racismo e discriminação (26%) e melhorar os salários e criar mais empregos (25%).

A pesquisa revelou ainda que a eleição de 2020 desperta mais interesse entre os latinos do que a de 2016: 62% disseram que estão mais entusiasmados agora do que há quatro anos, um aumento de mais de 10%.

Além disso, num país onde o voto não é obrigatório, quase oito em cada dez latinos disseram estar “quase certos” de que votarão. E se seus estados oferecem essa possibilidade, eles preferem fazê-lo por correspondência (55%) em vez de pessoalmente (45%).

Para 55% dos que responderam ao estudo, Biden e os democratas estão fazendo “um bom trabalho” em lidar com as preocupações dos latinos, enquanto 45% consideram que Trump e os republicanos estão sendo “hostis” em relação a essa comunidade.

Os latinos são a principal minoria nos Estados Unidos: chegam a 60 milhões e representam mais de 18% da população total do país. Um recorde de 32 milhões de latinos poderão votar nesta eleição presidencial, de acordo com o Pew Research Center.

A pesquisa NALEO / Latino Decisions foi realizada entre 1º e 6 de setembro com 400 latinos registrados para votar e tem uma margem de erro de +/- 4,9%.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.