BAI devolve valores de comissões cobrados indevidamente

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Banco Angolano de Investimentos (BAI) prometeu devolver a partir de hoje a totalidade dos valores debitados indevidamente, no final de semana passado e domingo, nas contas dos clientes em moeda estrangeira, movimento relacionado à cobrança de comissões de manutenção, imposto de selo e imposto sobre valor acrescentado.

Esse processo de devolução, segundo o Banco, poderá decorrer até ao dia 20 deste mês e será aplicado em pelo menos 80 mil contas.

No final de semana passada e domingo, os clientes do BAI com contas em moeda estrangeira foram surpreendidos com mensagens nos telefones, com indicações de descontos para pagamento comissões de manutenção da conta e os respectivos impostos de sele e valor acrescentado, referentes ao período de 2017, 2018 e 2019.

Numa nota de imprensa, emitida hoje a propósito deste incidente, a administração do BAI reconhece que o banco errou, ao gerir de forma incompetente todo o processo, comunicando mal e criando ansiedade desnecessária aos seus clientes.

Em virtude dos embaraços causado aos clientes, a gestão do BAI pediu desculpas aos clientes e solicitou que concedessem ao Banco a oportunidade para corrigir o erro.

Segundo a nota, a cobrança e débito das comissões de manutenção estão estabelecidas no acordo geral, nos termos de prestação de serviços e preçário do banco. As cobranças são efectuadas sob todas as contas tituladas pelos clientes e com periodicidade mensal.

Porém, devido a problemas técnicos (incluindo a falta de provisões nas referidas contas), somente foi possível efectuar a cobrança e liquidação nesta altura, processo que decorreu ao longo  dos dois últimos finais de semana.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.