Levantado cordão sanitário na Base do Kwanda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Comissão Multissectorial para o combate à Covid-19 precedeu hoje, quinta-feira, ao levantamento do cordão sanitário imposto na Base de Apoio às Actividades Petrolíferas “Kwanda”, no município do Soyo, província do Zaire, 20 dias depois.

A cerimónia do levantamento da cerca sanitária foi testemunhada pelo Secretário de Estado para a Saúde Pública, Franco Mufinda, que garantiu estarem asseguradas todas as condições de segurança para o reinício do funcionamento normal daquela base estratégica para economia do país.

Em declarações à imprensa, o Secretário de Estado anunciou que até ao momento a província do Zaire contabiliza 25 casos positivos da Covid-19, sendo 24 no Soyo e um na cidade de Mbanza Kongo.

De acordo com o responsável, ao longo deste período foram realizadas formações em matéria da Covid-19 e outras acções que aproximaram as instâncias da base logística e Angola LNG ao Ministério da Saúde, no que diz respeito ao acompanhamento e gestão eficiente de casos positivos.

Referiu que um universo de mil e 117 funcionários da base do Kwanda foram submetidos a testes rápidos serológicos, ao passo que por biologia molecular foram testados  mil e 60 pessoas.

Franco Mufinda garantiu que a base logística do Kwanda continuará a merecer o devido acompanhamento da comissão multissectorial, apesar do levantamento da cerca sanitária, frisando que foi montado um sistema de vigilância epidemiológica ao nível interno, para a gestão de outros possíveis casos.

A Província do Zaire conta, actualmente, com 25 casos activos da covid-19, dos quais dois recuperados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.