Detidos 41 cidadãos da RDC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Quarenta e um cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) foram detidos e repatriados ao país de origem, numa operação da Polícia de Guarda Fronteiras, por tentativa se violação dos postos fronteiriços de Sadumba, Nachiri, Furi-3, Muaquesse e Muacanhica, nos municípios de Chitato e Cambulo, província da Lunda Norte.


No âmbito da prevenção e combate a propagação e/ou importação de casos positivos da Covid-19, o Governo angolano impôs medidas, entre as quais o encerramento das fronteiras terrestres, marítimas e aéreas, permitindo apenas a circulação de viaturas que transportam produtos da cesta básica, fármacos e material de construção.

Segundo a nota uma nota da Polícia de Guarda Fronteiras na Lunda Norte,  foram igualmente recolhidos e detidos no Centro de Detenção de Estrangeiros Ilegais,  122 imigrantes da RDC no município de Lucapa, por entrada e permaneça ilegal no território nacional, aguardando o repatriamento para o país de origem.

Sensibilização

A Comissão Multissetorial de Resposta a Covid-19 na Lunda Norte criou quatro equipas de sensibilização e mobilização nas comunidades, visando reforçar as informações sobre as formas de prevenção e contágio da pandemia.

Segundo a porta-voz da Comissão, Filomena Simão,  os grupos são constituídos por quatro elementos cada e começam actuar nos dez municípios hoje, quarta-feira.

Durante a actuação, os grupos vão instruir os cidadãos, sobretudo nas comunidades rurais, sobre o uso correcto de máscaras,  lavagem frequente das mãos com água e sabão e informações sobre os sintomas da pandemia.

O país tem um registo de 1.735 casos positivos, dos quais 1.080 activos, 575 recuperados e 80 óbitos.

Entre os activos, cinco estão em estado crítico, com ventilação mecânica invasiva, 22 graves e 22 moderados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.