Técnicos do hospital de Malanje liberados da quarentena

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os 12 técnicos do hospital materno infantil de Malanje que tiveram contacto com uma paciente com resultado reactivo ao teste serológico rápido, vinda do município de Xe-matuba, província da Lunda Norte, foram liberados da quarentena institucional.

Os técnicos sairam da quarentena depois de submetidos ao teste rápido, tendo resultados negativos.

A paciente, de  20 anos de idade,  havia sido internada a 29 de Julho, no Hospital Materno Infantil, por complicações pós-parto de gémeos, tendo falecido a posterior.

Por conta do teste reactivo da paciente,  enfermeiros, médicos e outros técnicos envolvidos na sua assistência tinham sido submetidos a quarentena institucional enquanto aguardavam pelos resultados dos testes rápidos.

Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde, Avantino Sebastião, já retomaram ao trabalho nos últimos dias, mas o resultado do teste de confirmação da paciente falecida, cuja amostra se encontra em Luanda, até ao momento, ainda é desconhecido.

 Avantino Sebastião informou, por outro lado, que dos mil testes rápidos que a província recebeu no passado mês de Julho, 570 foram já realizados, dos quais 19 foram reactivos a IGM (10) e a IGG (9).

Dos testes realizados de forma direccionada, explicou à Angop, uma parte aguarda pelos resultados e a maioria deram negativos.

A província conta, desde sexta-feira (7), com o primeiro e único caso positivo da pandemia, envolvendo um cidadão nacional infectado em Luanda e que nesta altura se encontra internado no Centro de Tratamento e Gestão de casos da doença, no bairro Cahala, cidade de Malanje.

A nível dessa circunscrição do Norte de Angola, nesta altura, treze pessoas estão em quarentena domiciliar, sob acompanhamento das equipas sanitárias e quatro em quarentena institucional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.