Peritos da SADC propõem cimeira extraordinária para 2021

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A reunião de peritos, que antecede a 40ª Cimeira de líderes da SADC a ter lugar dia 17, analisou hoje uma proposta para a realização em Março de 2021 de uma cimeira extraordinária de Chefes de Estado e de Governo desta região de forma presencial, caso a situação de comabte à Covid-19 registe melhorias.

No encontro, que está a ser realizado por videoconferência, a comitiva angolana é chefiada pelo secretário nacional da SADC, Nazaré José Salvador.

Devido à situação da Covid-19, os trabalhos dos altos funcionários da SADC decorrem via online, tendo como um dos pontos alto da reunião a passagem do distintivo da presidência da organização para Moçambique que sucede a República Unida da Tanzânia.

Os peritos da SADC estão a analisar o relatório do presidente cessante do Órgão de Cooperação nas Áreas de Política, Defesa e Segurança, a análise do Impacto Socioeconómico da COVID-19 e suas Implicações para a Região da SADC, bem como a formulação da Agenda da SADC Pós 2020.

A Cimeira da SADC é  responsável pela orientação geral de políticas e pelo acompanhamento das funções da Comunidade, tornando-a uma instituição suprema de tomada de decisões sobre políticas do Bloco Económico Regional.

Constituída por todos os Chefes de Estado ou de Governo, a cimeira da SADC é gerida com base num sistema de Troika que contempla o Presidente em Exercício da organização, o futuro Presidente e o Presidente anterior.

Por regra, a Cimeira Ordinária da SADC reúne-se uma vez por ano, no mês de Agosto, no Estado-Membro que assume a nova Presidência.

A actual Troika da SADC é constituída por John Pombe Joseph Magufuli, Presidente da  Tanzânia, como Presidente cessante; pelo seu antecessor, Hage G. Geingob, Presidente da República da Namíbia e Felipe Jacinto Nyusi, Presidente da República de Moçambique, presidente que vai assumir as funções.

A cimeira ordinária dos Chefes de Estado e de Governo que vai acontecer a 17 de Agosto, está a ser antecedida precedida por sessões do comité permanente de altos funcionários, do comité de finanças, do conselho de ministros, da sessão dos altos funcionários da Troika do Órgão e do conselho de ministros da Troika.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.