Estados Unidos com mais de cinco milhões de casos desde o início da pandemia

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os Estados Unidos registaram no domingo cinco milhões de casos de covid-19, desde o início da epidemia, de acordo com uma contagem independente da Universidade Johns Hopkins.

A primeira potência económica mundial é de longe a mais atingida em todo o mundo pela doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), com mais de 162 mil óbitos.

Há pouco mais de duas semanas, o número de casos confirmados no país tinha já atingido os quatro milhões.

Para ajudar milhões de norte-americanos no desemprego devido à pandemia e às medidas de confinamento impostas para controlar a doença, o Presidente Donald Trump anunciou, no sábado, um novo plano de ajuda à economia do país. Trump promulgou o documento por decreto, por falta de acordo no Congresso norte-americano.

“Não devíamos ter chegado aqui. Nenhum outro país do mundo foi tão duramente atingido como nós”, denunciou o candidato democrata à Casa Branca Joe Biden, ao criticar a inação de Trump.

“Ele não quis lidar com esta pandemia, e parou de tentar. Não fez o seu trabalho”, acusou o ex-vice-Presidente norte-americano, que vai disputar co Trump as eleições presidenciais de novembro.

O número de contágios disparou a partir do final de junho nos Estados Unidos, que registaram até mais de 70 mil novos casos diagnosticados por dia em meados de julho.

Apesar destes números, o regresso à escola, com aulas presenciais, começou já em vários estados.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 727 mil mortos e infetou mais de 19,6 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.