EUA apresentará projeto de resolução na ONU sobre embargo de armas ao Irão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os Estados Unidos vão apresentar na semana que vem um projeto de resolução no Conselho de Segurança das Nações Unidas para prorrogar o embargo de armas ao Irão, apesar da oposição da Rússia e China, informou nesta quarta-feira (5) o secretário de Estado americano, Mike Pompeo.

A proibição da venda de armas convencionais ao Irão acaba em 18 de outubro e os Estados Unidos ameaçam forçar a manutenção das sanções da ONU se a medida não for estendida.

Pompeo afirmou que os Estados Unidos vão apresentar o esperado projeto na semana que vem e mostrou preocupação com os indícios de que a China já se preparava para vender armas ao Irão.

“Há países fazendo fila para vender armas que desestabilizam o Oriente Médio, que colocarão Israel em risco, a Europa em risco, e também ameaçarão vidas americanas”, disse Pompeo aos jornalistas.

“Não vamos deixar que isso aconteça. E, por isso, estamos a usar todas as ferramentas diplomáticas que temos”, concluiu.

Rússia e China têm poder de veto no Conselho de Segurança da ONU e querem que o embargo acabe, em respeito ao que foi estabelecido na resolução de 2015. A resolução se baseava num acordo de desnuclearização do Irão, negociado pelo ex-presidente americano Barrack Obama.

Após vencer as eleições presidenciais, Donald Trump retirou os Estados Unidos do acordo.

Pompeo, porém, argumenta que os Estados Unidos continuam sendo um “participante” do acordo, como figurava na resolução de 2015, e poderiam forçar uma reimplementação das sanções se considerarem que o Irão violou os termos. Pompeu deu como exemplo de violação o apoio iraniano aos rebeldes huthis do Iémen, que estão sob ataque da Arábia Saudita, aliada dos Estados Unidos.

Os aliados europeus dos Estados Unidos mostraram-se céticos em relação à legalidade da imposição de novas sanções por Washington e alertam que a tentativa pode deslegitimar o Conselho de Segurança da ONU.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.