Polícia investiga reportagem da SIC “os meninos de Kassanje”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As autoridades angolanas anunciaram, esta sexta-feira, a abertura de um inquérito para apurar as reais motivações do uso de crianças desnutridas e vulneráveis na reportagem da cadeia de televisão portuguesa SIC, intitulada “Os meninos de Kassanje”.

Segundo o porta-voz do Ministério do Interior (Minint), Waldemar José, que falava à Televisão Pública de Angola (TPA), o Serviço de Investigação Criminal (SIC) tem em mãos o processo para apurar as motivações da actuação do cidadão angolano Hélder Silva, autor do vídeo divulgado pela SIC.

“Durante 72 horas no terrenos, as autoridades não conseguiram localizar o tal espaço e muito menos manter contacto com o cidadão”, disse.

Conforme o oficial da corporação, trata-se de um caso que pode configurar crimes de burla, fraude, tráfico de crianças e denúncia caluniosa.

Na última terça-feira, a SIC emitiu a peça em que o cidadão angolano denuncia a situação de petizes que aparentam um quadro de desnutrição grave.

Na referida peça, o cidadão afirma que o local estaria a albergar pelo menos 200 crianças, grande parte delas com doenças infecciosas, como sarna e tuberculose.

Envolvida no caso, por ter sido a ponte para fazer chegar o vídeo à televisão portuguesa, a responsável da Casa de Oração Pedacinho do Céu, Fátima Bata, disse não conhecer pessoalmente Hélder Silva, tendo apenas como contactos via telefone e vídeo chamadas.

Em declarações à Televisão Pública de Angola, adiantou que a sua intenção era abrir uma associação de apoio às crianças vulneráveis ou, eventualmente, uma igreja em Angola.

Por seu turno, os progenitores das quarto crianças recuperadas na quarta-feira, já em tratamento no Hopital Pediátrico David Bernardino, Guilhrmina Domingos e Xavier Joaquim, respectivamente, dizem ter sido enganados por Hélder Silva.

Denunciam que tiveram a promessa de receber ajuda para a resolução dos problemas de saúde das crianças.

Guilhermina Domingos avançou que Hélder Silva apareceu em sua casa apresentando-se como membro de uma ong disposta a ajuda-la a superar os problemas do filho.

Xavier Joaquim adiantou que não conhece Hélder Silva, e que o mesmo apareceu em sua casa quando estava em serviço.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.