Angola pode atingir 45 mil casos de covid-19 até setembro — projeções

Angola pode atingir 45 mil casos de covid-19 até setembro — projeções

As projeções feitas pelo Professor/Doutor, José Ribeiro, vice-reitor da Universidade Privada de Angola para a Área Científica, indicam que, no pior cenário epidemiológico, o país pode atingir até setembro 45.180 casos positivos, sendo 2.256 em estado crítico.

“Essa é uma previsão pessimista. E sabemos que Luanda não tem capacidade para receber tantos pacientes críticos. Seria um caos”, anteviu o académico,

Estas projeções foram avançadas ontem, durante a habitual conferência de imprensa para atualização dos dados sobre a covid-19, onde o especialista em demografia apresentou a extrapolação do número de casos da covid-19 para o mês de Agosto e Setembro.

Na sua alocução, o académico apresentou o cenário moderado que registaria 17.415 casos de infeção por Covid-19, com 1.056 doentes em estado crítico.

Quanto ao cenário otimista, José Ribeiro prevê o registo de entre 4.079 a 6.660 casos, durante o qual a cifra de pacientes em estado crítico poderá chegar a 871 casos.

Reiterou que nessa cadeia, os casos sintomáticos constituem um grande desafio, por provocar um impacto de 80% no sistema de saúde, sendo que 15% dos casos sintomáticos precisa de internamento e 5% de cuidados intensivos (UTI).

Pelo estudo que fez, concluiu que, depois do desconfinamento, a tendência dos números de casos saiu da conjuntura linear para a atual geométrica.

Para se mudar o quadro, o académico recomenda mudanças de estratégia, para a redução do corte da cadeia de transmissão, e garantir o tratamento dos sintomáticos.

Angola tem o registo de 51 mortes e 395 recuperados, num universo de 1.109 infetados, mantendo-se 663 casos positivos ativos, 19 dos quais em estado grave e seis em situação crítica.

Close Menu