Roubo de gado preocupa governadora do Cunene

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa, mostrou-se hoje, terça-feira, em Ondjiva, preocupada com o aumento de casos de furto e roubo de gado na região.

Ao falar durante a primeira sessão do Conselho de Auscultação das Comunidade, Gerdina Didalelwa, instou a Polícia Nacional a reforçar as medidas operativas para o combate cerrado dos constantes casos e pediu a adopção de medidas estratégicas para desencorajar os implicados.

“Nos recordamos que foi o ano passado que morreram milhares de animais na província do Cunene, devido a seca, os criadores tradicionais ficaram praticamente sem gado, agora que procuram recuperar outros estão a ser roubados, o que acaba de afligir as famílias”, afirmou.

Quanto ao encontro, disse que  permitiu analisar a situação da segurança na província onde chegou a conclusão que existem uma tendência crescente dos crimes que perturbam a propriedade privada sobretudo o furto e roubo de gado.

Por seu turno, o comandante da Policia Nacional no Cunene, comissário António Ribeiro Leitão disse que o combate o roubo de gado constitui um assunto prioritário para a corporação na região, que vai continuar a implementar medidas preventivas em colaboração com a população.

Explicou que durante o primeiro semestre deste ano, foram registados 111 crimes de furto e roubo de gado entre bovino, caprino e suínos, onde subtraiu-se 604 animais, destes 287 recuperados, mais 60 crimes em relação ao igual período de 2019.

Destes crimes 94 foram esclarecidos, com a detenção de 117 cidadãos como presumíveis autores que são indivíduos residentes no Cunene e vindo das províncias vizinhas, que usam armas de fogo e brancas para assustar a população.

Durante o Conselho de Auscultação das Comunidades foram abordados dois pontos sobre Estratégia de combate o roubo e furto de gado no Cunene e medidas de controlo da fronteira Angola/Namíbia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.