Polícias acusados de uso excessivo de força “estão a ser responsabilizados”

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O porta-voz das Forças de Defesa e Segurança, Waldemar José, assegurou hoje, em Luanda, que os efectivos da Polícia Nacional acusados de uso excessivo da força, que resultou na morte de quatro cidadãos no país, “estão a ser responsabilizados”.

Segundo o comissário da Polícia Nacional, que não entrou em mais pormenores, a medida faz parte de um processo de mudança de comportamento dos efectivos, para que a sociedade “não olhe para as forças da ordem como inimigas dos cidadãos”.

Durante o Estado de Emergência quatro efectivos da Polícia Nacional foram acusados de provocar a morte de quatros cidadãos indefesos, nas províncias de Benguela e Luanda, por alegado uso excessivo da força. 

Em defesa da maioria das forças de defesa e segurança, o oficial o comissário afirmou que, apesar de tratar-se de mortes, actos que condenou, “ o comportamento desses quatro efectivos não representa um por cento dos efectivos da PN, que são mais de 120 mil e 170 mil no MININT”. 

“Estamos a tentar corrigir os nossos procedimentos”, informou, para de seguida exemplificar que na noite de domingo (26), um cidadão que não usava a máscara foi abordado por três efectivos da PN armados, em Viana, mas, este optou pela violência, desferindo três bofetadas a um policial.

De seguida, contou, o efectivo da PN pegou a arma entregou ao seu colega e imobilizou o infractor sem fazer recurso a meios bélicos, tendo sido presente ao tribunal para julgamento sumário.

“Esses bons comportamentos serão práticos nos próximos dias, o que não significa que o cidadão deve abusar dos efectivos. A farda foi dada aos efectivos pelo Estado para fazer vincar a sua autoridade, mas às vezes pode ser reforçada a autoridade até mesmo para garantir a sua integridade física”, disse.

Louvou o “bom trabalho” que tem vindo a ser feito pelas forças de Defesa e Segurança.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.