Polícia Nacional de Angola prevê reformar cerca de 5.000 efetivos até 2022

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Polícia Nacional angolana prevê reformar, até 2022, cerca de 5.000 efetivos, depois de um período longo sem este processo, informou o diretor do Pessoal e Quadros do órgão do Ministério do Interior.

Segundo José Domingos Moniz, a legislação angolana sobre a reforma determina que o trabalhador com 55 anos ou que tenha completado 35 anos de trabalho é reformado, mas a polícia não tem vindo a reformar, ao contrário do que acontece nas Forças Armadas Angolanas (FAA), por falta de um Estatuto Remuneratório.

“Por isso é que para os oficiais comissários a idade limite é de 65 anos”, referiu José Moniz Domingos, que falava para o portal do Ministério do Interior, acrescentando que no ano passado foi reformado um grupo e dentro de dias está previsto reformar mais 30 oficiais comissários, por limite de idade.

“A previsão, resultante do estudo feito em 2017, é de até 2022 reformarmos cerca de 5.000 efetivos e tudo está a ser feito com a Caixa de Segurança Social do Ministério do Interior”, salientou.

No que diz respeito à reforma orgânica da Polícia Nacional, José Domingos Moniz referiu que comparativamente à estrutura anterior houve a diminuição de 11 órgãos centrais (45 para 34), a extinção de 446 repartições antes integradas nos departamentos das direções nacionais, a extinção de 252 direções provinciais e a de 756 departamentos que antes integravam as direções provinciais.

“No entanto, é importante assinalar que, mesmo com as reformas introduzidas, a base da pirâmide estrutural da Polícia Nacional deve manter-se alargada, para que seja possível garantir a cobertura da malha policial, tendo em conta o “ratio polícia/cidadão”, disse o responsável, sublinhando que “o Estado vai poupar recursos financeiros antes canalizados nestas direções com fito de cuidar das despesas correntes”.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.