Ataque dos EUA contra grupo Estado Islâmico deixa sete mortos na Somália

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (22) que realizou um ataque aéreo na Somália contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI), operação na qual morreram sete milicianos.

O ataque das forças americanas ocorreu próximo ao porto de Bossasso, no golfo de Áden, disse o comando militar dos EUA para a África (Africom) em comunicado.

Sete jihadistas morreram no ataque, indicou o Africom, acrescentando que, até onde se sabe, nenhum civil foi morto ou ferido pela ofensiva.

O comando acrescentou que estava “na região para aconselhar e ajudar as forças da Somália e aliados”. O grupo EI atacou recentemente o exército somaliano.

O grupo atua na região semiautônoma de Puntlandia, no norte da Somália, onde seus combatentes montaram acampamentos de treinamento e armazenamento de armas, em sua maioria procedentes do vizinho Iêmen.

Sua presença é pequena nesse país africano se comparada à dos militantes islâmicos de Al Shabab, vinculados ao Al Qaeda, que são de longe a principal força fundamentalista na Somália.

O grupo, que se juntou oficialmente ao Al Qaeda em 2012, tem atualmente entre 5.000 e 9.000 combatentes, segundo estimativas.

No entanto, cerca de 200 desses milicianos abandonaram suas fileiras para juntar-se ao EI.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.