Mais de 400 infectados são assintomáticos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Quatrocentos e cinco pacientes internados nos centros de tratamento no país são assintomáticos/sem sintomas, representando 89 por cento do total dos 455 casos activos.

Dos 705 infectados, o país regista 221 recuperados, 455 activos (15 em estado crítico) e 29 óbitos.

Segundo o secretário de Estado para Saúde Pública, Franco Mufinda, que falava durante a sessão de actualização de dados, 50 pessoas são sintomáticas, representando 11 por cento dos casos activos.

O também especialista em saúde pública deu a conhecer que maior parte dos infectados são do sexo masculino, cujas idades variam entre 20 a 69 anos.

Em função do aumento do número de casos no país, Franco Mufinda reforça o apelo para o cumprimento das medidas de prevenção, usando correctamente a máscara facial, higienização das mãos e deixar de ficar muito tempo em locais de  aglomeração pública.

No âmbito da campanha de testagem rápida em massa, que decorre no país desde o dia 6 deste mês, o secretário de Estado fez saber que nas últimas 24 horas foram testadas 380 pessoas, das quais 31 foram casos reactivos (IGG, IGM e IGM-IGM).

As pessoas com resultado IGG expressaram que já eliminaram o vírus do organismo, através do sistema imunológico, enquanto os IGM demonstraram que ainda estão na fase activa da doença.

Já os IGM-IGG mostraram que estão na fase de transição entre a infecção e a possível cura.

Desde o início da testagem rápida em massa, o país regista um total de 22 mil e 367 pessoas testadas, sendo mil e 36 expressaram a probabilidade de serem infectados pelo novo coronavírus.

O resultado dos testes rápidos, que serve para aferir a real situação da circulação do vírus nas comunidades, com maior foco em Luanda, onde está concentrado o grosso dos infectados, é provisório e deve ser confirmado pelo exame de biologia molecular RT-PCR.

No capítulo do teste de biologia molecular, os laboratórios receberam 53 mil e 893 amostras, dos quais 705 positivas, e seis mil 139 estão em processamento laboratorial.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.