Angola pode perder sede africana

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

 A sede do Comité Paralímpico Africano (APC – sigla em inglês), situada provisoriamente na Galeria dos Desportos, em Luanda, pode ser transferida, ainda este ano, para a África do Sul ou Tunísia.

Segundo o presidente da instituição, o angolano Leonel da Rocha Pinto, não tendo ainda um local definido para o seu funcionamento, anos depois de o país ter assumido este compromisso, é eminente a sua transferência.

Falando à Rádio -5, explicou que inicialmente o último andar da Galeria do Desporto estava destinado a albergar a sede do APC, inclusive foi colocado um elevador não previsto devido a condição especial dos deficientes.

No entanto, Leonel Pinto afirmou ter sido surpreendido com uma comunicação do Ministério da Juventude e Desportos dando conta da indisponibilidade do espaço, lamentavelmente.

Numa entrevista em que abordou as etapas de desenvolvimento do desporto adaptado até à afirmação dentro e fora do continente, o também presidente do Comité Paralímpico Angolano diz-se triste porque o reconhecimento geralmente vem de fora.

Quanto a continuidade na liderança do CPA, disse estar em fase de ponderação, fundamentalmente devido à família que reclama maior presença, acrescentando que a sua preocupação é deixar um legado.

Nesta perspectiva, destacou o Centro de Treinamento cujo pedido para um terreno foi entregue há mais de uma década ao Governo da província de Luanda com o conhecimento do Ministério de tutela.

Explicou que o MJD apresentou um espaço na zona do Zango, em Viana, mas que após contactos com patrocinadores o órgão reitor recuo na decisão e sugeriu um outro nos Ramiros, distante das comunidades e numa área acidentada e de difícil acesso.

Leonel da Rocha Pinto é, também, membro do Comité Executivo do Comité Paralímpico Internacional.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.