Administração de Viana desmantela rede de invasores de terrenos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Uma rede de indivíduos que invadiam, ocupavam e vendiam ilegalmente terrenos no município de Viana, província de Luanda, foi desmantelada, sábado, durante uma operação efectuada por fiscais da administração local.

Os grupos operavam preferencialmente nos distritos urbanos do Zango e Vila Flor, respectivamente, onde se apoderavam de terrenos de camponeses, sendo que muitos dos proprietários eram coagidos e ameaçados pelos criminosos.

Em declarações à imprensa, o administrador municipal de Viana, Fernando Manuel, admitiu que a invasão de terrenos é um dos principais problemas que a circunscrição enfrenta, tendo sublinhado que as autoridades locais estão empenhadas em reforçar os seus mecanismos de actuação para acabar com essa prática.

Explicou que os invasores fazem recursos a documentação falsa e outras artimanhas para conseguir ludibriar e expulsar dos terrenos os seus legítimos proprietários.

Afirmou que estes grupos, pelo seu modo de operar, constituem já redes de crimes organizados, compostas por executores, falsificadores, além de elementos infiltrados no interior de instituições do Estado, para facilitar o trabalho do bando.

Segundo o administrador, este tipo de crime torna-se aliciante para os marginais por envolver elevadas somas monetárias, tendo relevado que numa recente operação, uma destas organizações conseguiu vender um terreno a um cidadão chinês no valor de 70 milhões de kwanzas.

“O indivíduo que vendeu o terreno deu também ao cidadão chinês um direito de superfície, de 2017, falso”, ressaltou.

Por seu turno, o camponês António Paciência elogiou este trabalho da Administração Municipal de Viana, por reduzir este tipo de crime na circunscrição e permitir que muitos proprietários recuperem os seus terrenos.

Contou que invasores usurparam há cerca de 11 anos um seu terreno de um hectare, onde havia plantações de mandioca e mangueiras, e que agora está esperançado em reaver a sua propriedade.

Além de técnicos da Administração Municipal de Viana, a operação para desmantelar grupos de invasores de terras contou com apoio de efectivos da Polícia Nacional e Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.