Fazenda Greenfield inicia produção de carne de porco

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Fazenda Greenfield Carnes e Produtos do Campo, do grupo Orquídea, situada na Aldeia da Chambula, município do Cuito (Bié), começou este mês (Julho), pela primeira vez, a colocar no mercado nacional 4,2 toneladas de carne de porco, produzida localmente.

 A informação foi avançada à ANGOP, nessa sexta-feira, pelo gerente da fazenda, Eduardo Príncipe, após uma visita à instituição do governador do Bié, Pereira Alfredo.

Neste momento, segundo a fonte, a carne está já a ser comercializada em Luanda e Bié, porquanto são entregues semanalmente 50 porcos a Novagrolider com peso médio de 85 kg.

Lembrou ainda que, actualmente, a capacidade de fornecimento é de 100 animais por semana, acrescentando que a fazenda controla perto de dois mil porcos e com previsão de concluir o matadouro local para produzir definitivamente, 4,5 toneladas por dia.

 Eduardo Príncipe avançou, por outro lado, que a fazenda, com mais de mil hectares, já começou a produzir 20 mil sacos de ráfia/dia, 75 mil metros por dia de sacos plásticos, 35 mil cartões de ovos/dia, 40 toneladas/dia de farinha de milho, quatro toneladas de ração animal por hora, entre outros.

Com 550 trabalhadores, segundo ele, a fazenda está também a produzir biogás com as fezes de porco e olho proveniente da soja, assim como cinco mil litros de biodisel por semana, num investimento acima de 15 milhões de dólares americanos em dois anos de existência.

Por sua vez, o governador do Bié, Pereira Alfredo encorajou a fazenda a fim de prosseguir com o aumento da produção da carne de porco e explorar os seus derivados como chouriço, salsichas e outros, porquanto o Estado vai apoiá-lo com crédito no quadro do Programa de Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi).

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.