EPAS necessita de USD 180 milhões para novo sistema de água

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Cento e oitenta milhões de dólares é o valor do investimento necessário para a Empresa Provincial de Água e Saneamento (EPAS) da Lunda Sul construir um novo Sistema de Abastecimento de Água de Saurimo, para dar resposta à demanda dos 534 mil e 231 habitantes da urbe.

A actual Estação de Tratamento de Água (ETA) de Saurimo foi construída em 2011, para atender 120 mil habitantes, com a capacidade para captar seis mil metros cúbicos e distribuir 5 mil e 600, infra-estrutura que não corresponde a procura, tendo em conta o crescimento demográfico da cidade, bem como as constantes avarias que os equipamentos têm vindo apresentar.

Para agravar a situação, a ETA reduziu a sua capacidade na captação e distribuição de água, de cinco mil e 140, para quatro mil e 600 metros cúbicos do líquido, desde Janeiro do ano em curso.

Segundo o presidente da Empresa Provincial de Água e Saneamento (EPAS) da Lunda Sul, Agostinho Piedade, que falava no final da visita de trabalho que o governador provincial, Daniel Neto, efectuou a estação, para se inteirar do seu funcionamento, existe um projecto para a construção do novo sistema elaborado pela Direcção Nacional de Águas, com capacidade para produzir 60 a 70 mil metros cúbicos do líquido, que aguarda financiamento.

Acrescentou que para atender a população de Saurimo, a estação necessita de 40 mil metros cúbicos de água/dia, contra os quatro mil que distribuem actualmente em zonas, três vezes por semana, duas horas apenas, o que corresponde a seis por cento da população de Saurimo beneficia de água potável.

No final da visita, o governador provincial da Lunda Sul, Daniel Neto, disse que tendo em conta as informações que recebeu sobre o actual funcionamento da ETA, há toda necessidade de se construir um novo sistema com maior capacidade para atender a população, tendo em conta o crescimento demográfico.

Prometeu inscrever a construção da ETA, no próximo Orçamento Geral do Estado 2021.

A cidade de Saurimo, conta com cinco mil e 554 ligações domiciliar, 102 furos de água, 40 chafarizes, que beneficia 37 mil consumidores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.