FIDA disponibiliza 26 milhões de euros a Angola

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola e o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) assinaram, quarta-feira, em Roma (Itália), um acordo de financiamento no valor de 26,2 milhões de euros para a implementação do projecto de melhoria da resiliência dos pequenos produtores.

O documento foi rubricado, em nome do Governo angolano, pela representante permanente de Angola junto das agências das Nações Unidas sedeadas em Roma (Itália), Fátima Jardim, e pelo presidente do FIDA, Gilbert Houngbo.

O acordo é parte de um projecto global de 150 milhões de dólares americanos, co-financiado pela  Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento Económico de África (BADEA), sendo que o período  de reembolso do financiamento é de 23 anos, com sete de graça e um diferencial fixo, segundo os termos do mesmo.

O projecto visa a criação de infraestruturas rurais, nomeadamente estradas, o reforço das capacidades institucionais e dos beneficiários, através das escolas de campo, do acesso aos mercados, do aumento da produtividade e da resiliência às alterações climáticas e melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias-alvo.

Implementação do projecto

O programa vai beneficiar, particularmente, jovens e mulheres vulneráveis a choques climáticos e contribuir para o fortalecimento da sua resiliência, tendo como alvo 218 mil famílias (mais de 1 milhão de pessoas), das quais 65 mil 400 no sul e 152 mil no norte de Angola.

No norte, o principal grupo-alvo será composto por famílias de pequenos agricultores de baixa renda, agrupados nas cooperativas e associações, enquanto no sul o programa terá como beneficiários famílias vulneráveis ??a choques climáticos, passando da recuperação à resiliência.

O projecto prevê a construção de infraestruturas rurais de apoio à produção orientada para o mercado, assim como viabilizar uma eficiente colocação dos excedentes de produção nos mercados, contribuindo, deste modo, para a melhoria da renda e das condições de vida das populações.

Entre outras valências, vai fortalecer a capacidade do sector privado para que possa desenvolver e disseminar serviços de assessoria, incluindo os relacionados com a adaptação e resiliência às alterações climáticas, e abrangendo zonas agro-ecológicas áridas, semi-áridas e sub-húmidas, onde  cobrirá 35 municípios de sete províncias, nomeadamente Bengo, Zaire, Uíge, Cuanza Norte, Benguela, Cunene e Namibe.

Embaixadora agradece FIDA, AFD e BADEA

Para Fátima Jardim, também embaixadora de Angola na Itália, a assinatura do acordo demonstra as excelentes relações de cooperação entre Angola e o FIDA, assentes no compromisso do combate à fome, na melhoria nutricional, redução da pobreza rural, a fim de concretizar os Objectivos do Desenvolvimento  Sustentável (ODS), contidos na Agenda 2030 das Nações Unidas.

Disse que o entendimento ocorre numa altura em que Angola enfrenta dificuldades financeiras, pelo que o financiamento das três instituições é um contributo positivo para o desenvolvimento da agricultura, sector prioritário no quadro da diversificação da economia.

Na ocasião, transmitiu uma mensagem do Governo enaltecendo o trabalho e liderança de Gilbert Houngbo, sobretudo nesta fase difícil da Covid-19, e pelo relacionamento privilegiado com o continente africano e com Angola, em particular, tendo, igualmente, agradecido à AFD e ao BADEA por ajudarem a melhorar a segurança alimentar e reconstruir os meios de subsistência da população rural no país.

Em Angola desde 1990, o FIDA já investiu mais de 118.8 milhões de dólares em financiamentos para oito programas e projectos num total de mais de USD 284.6 milhões, tendo beneficiado directamente mais de 486 mil 600 famílias rurais.

Cinquenta por cento da população angolana é pobre, vive nas zonas rurais e depende da agricultura de subsistencia, um sub-sector vulnerável às alterações climáticas, e que emprega mais de 44 por cento da população total.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.