Covid-19 faz 14 mortos em 15 dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Catorze das 292 pessoas infectadas pela Covid-19 perderam a vida nos primeiros 15 dias de Julho, em Angola, numa altura em que a província de Luanda conta já com a circulação comunitária do vírus Sars-Cov-2.

Segundo contas feitas pela Angop, o número de mortes (14) pela covid-19, na primeira quinzena de Julho, supera o total de óbitos registado nos últimos quatro meses, que registaram um total de 13 mortes.

Além disso, o número de infectados (292) no período em análise também está acima do mês anterior (Junho), que registou apenas 56 casos positivos em 15 dias, num total de 198 infectados e nove mortes em 30 dias de Junho.

A maior parte das pessoas que morreram neste mês, numa média de quase uma morte por dia, com idades entre 22 a 74 anos, padecia de outras doenças crónicas que foram agravadas pela infecção da Covid-19, segundo as autoridades sanitárias do país.

Na conferência de imprensa de quarta-feira última, a ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, apontou a chegada tardia dos doentes no hospital como um dos factores que tem acelerado o aumento de mortes por Covid-19, no país.

Segundo a também porta-voz da Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, os pacientes com diabetes, hipertensão arterial e doenças respiratórias descompensadas “não têm tido bom resultado” quando são infectados pela Covid-19.

Afirmou que a maior parte dos pacientes nessa situação evolui rapidamente para fases irreversíveis, apesar de se tomar todas as medidas dos cuidados intensivos.

“Vamos continuar a afinar toda máquina para responder cabalmente ao grande desafio do manuseamento dos doentes críticos, com vista a reduzir o número de mortes no país”, assegurou.

O país soma um total de 576 casos positivos, dos quais 124 recuperados, 425 activos e 27 óbitos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.