Governo do Bié reforça fiscalização às empresas públicas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Governo Provincial do Bié reforçou, este ano, as medidas de fiscalização às instituições estatais beneficiárias do erário público para evitar eventuais desvios de fundos por parte dos seus gestores e garantir transparência na execução dos programas.

Estas declarações foram feitas hoje, quarta-feira, na cidade do Cuito, pelo vice-governador provincial para o sector Político, Social e Económico do Bié, António Manuel, quando discursava no acto de abertura de uma reunião do Conselho de Direcção da Saúde da região.

Explicou que para o reforço da fiscalização foram criadas equipas de inspecção, integradas por pessoal do Gabinete Jurídico e de outras áreas do Governo Provincial do Bié, que estão a trabalhar pelos municípios da circunscrição.

Estas acções, ressaltou, têm ainda o propósito de colocar em prática o princípio da transparência e da boa governação na província do Bié, durante o exercício económico 2017/22, no sentido de se melhorar, cada vez mais, as condições de vida da população e desenvolver a região.

António Manuel, sem revelar eventual existência de gestores implicados em casos de desvios de bens públicos este ano, apelou a população a denunciar práticas fraudulentas de titulares de cargos públicos, para serem responsabilizados judicialmente.

Desencorajou os gestores públicos de realizarem acções de descaminho do erário público e recomendou que primem por uma postura honesta e transparente na gestão dos fundos públicos.

Os participantes do encontro apreciaram, na reunião, o relatório do sector referente ao I semestre de 2020, e abordaram temas como a reflexão sobre a utilização da plataforma DHIS2, experiência da assessoria estática, informação sobre o concurso público na Saúde e ponto de situação sobre a prevenção da Covid-19, entre outros assuntos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.