Mais 16 casos em Angola aumenta número de infeções para 541

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola registou mais 16 casos de covid-19 no país, aumentando para 541 o número de infeções pelo novo coronavírus, anunciou hoje o secretário de Estado para a Saúde Pública angolano.

Os novos casos são todos da província de Luanda (Ingombota, Maianga, Belas e Viana), com idades entre 5 e 68 anos, sendo 11 do sexo masculino e cinco do sexo feminino, adiantou Franco Mufinda, no balanço epidemiológico diário.

Foram hoje rastreadas no âmbito da testagem em massa (testes serológicos) 2.400 pessoas na Assembleia Nacional e no Palácio de Justiça em Luanda.

Na Assembleia Nacional, das 1.200 pessoas testadas, 51 foram reativas, com 42 a apresentar imunidade (com presença do biomarcador IgG no sangue), seis na fase ativa da doença (biomarcador IgM) e três pessoas em fase transitória (IgG/IgM).

No Palácio da Justiça foram encontradas 60 pessoas reativas entre as 1.200 sujeitas a testagem, incluindo 51 com IgG, cinco com IgM e quatro em fase transitória (IgG/IgM)

Estes dados não são conclusivos, sublinhou o secretário de Estado, acrescentando que estes casos terão de ser confirmados pelos exames de base molecular conhecidos como RT-PCR.

Angola soma assim um total de 541 casos, com 26 óbitos, 118 recuperados e 397 ativos.

Até à data foram processadas 41.919 amostras, das quais 541 positivas, 36.520 negativas e o resto em processamento.

Em termos de testes rápidos foram realizados 5.139 dos quais 590 reativos, o que significa que quatro em cada cem pessoas rastreadas expressam que foram expostas ao vírus e, pelo menos, 80% com “imunidade já construída”.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 573 mil mortos e infetou mais de 13,12 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.