BFA disponibiliza 30 milhões de kwanzas para o Programa Kwenda

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Trinta milhões de kwanzas foram disponibilizados pelo Banco de Fomento Angola (BFA) para o Programa de Transferências Sociais Monetárias (Kwenda) lançado em Maio deste ano pelo Governo para estimular a produção agrícola e as trocas comerciais nas zonas rurais.

Orçado em 420 milhões de dólares, o projecto Kwenda visa reforçar o sistema de protecção social implementado pelo Executivo angolano e tem seleccionado, numa primeira fase, os municípios de Ombanja, na província do Cunene, Cambundi Katembo (Malanje), Cuito Cuanavale (Cuando Cubando) e Caculo (Huíla) e Nzeto (Zaire).

O mesmo prevê atender, até 2022, um milhão e seiscentas e oito famílias em situação de pobreza monetária, já identificadas e cadastradas em todo o território nacional, devendo ser atribuído mensalmente a cada família 8.500 kwanzas

De acordo com a administradora da instituição bancária, Manuela Moreira, que falava na cerimónia de entrega de prémios da 2ª edição do programa BFA Solidário, a referida doação poderá ajudar três mil famílias beneficiárias do projecto do Governo angolano.

“ Vamos continuar a apoiar, sempre que possível, os projectos do Executivo angolano, queremos continuar a dar o nosso contributo nos reforços do governo que visam a melhoria das condições de vida e bem-estar das famílias”, frisou.

Para a presente edição do programa BFA Solidário foram investidos, de acordo com a administradora Manuela Moreira, 250 milhões de kwanzas, permitindo assim a premiação de 12 projectos de organizações não governamentais nas áreas da educação, saúde e inclusão social e financeira.

O programa premiou na categoria de educação como primeiro classificado a organização ADPP e lhe foi atribuído o valor monetário de 29 milhões e 800 mil kwanzas, em segundo a Associação de Cegos e Amblíopes  (ANCA), com 20 milhões de kwanzas e para o terceiro e quarto lugar a Convenção Evangélica Pentecostal Independente de Angola com 12 milhões e 600 mil kwanzas e a Nossa Senhora da Caridade do Bom Pastor do Kikolo, 10 milhões de kwanzas.

Os corpo de jurados composto por sete membros, qualificou para a categoria da saúde como primeiro classificado o projecto do Fórum Juvenil de Apoio à Saúde e Prevenção do Sida (20 milhões de kwanzas), o segundo a Associação Mwenho (18 milhões de kwanzas), Associação Mwana Pwo  da Lunda Sul (6 milhões de kwanzas) e o Grupo de Mulher Africana (5 milhões de kwanzas), terceiro e quarto lugares.

Para a inclusão social e financeira, foram premiadas a organização Selesianos do Bom Bosco em Angola (1ª lugar com 30 milhões de kwanzas), a Associação Emanús da Lunda Sul (2ª classificado com 10 milhões e 800 mil kwanzas), em terceiro Cidade da Infância ( 8 milhões e 800 mil kwanzas) e  em quarto o Centro de Acolhimento Frei Giorgio Zulianello do Zaire (6 milhões e 800 mil kwanzas.

Na cerimónia, que visou saudar os 27ª da instituição bancária, foi ainda atribuído um prémio especial de 4 milhões e 500 mil kwanzas para a Associação dos Escuteiros de Angola, visando a formação de líderes em linguagem gestual.

Inscreveram-se para o programa, de acordo com a administradora Manuela Moreira, cerca de 150 organizações não governamentais, sendo que a mesma era feita nos balcões do BFA, localizados nas 18 províncias do país.

Salientou que cada concorrente definiu aquilo de que necessitava e detalhou em que medida o financiamento ajudaria a materializar o seu plano.

BFA Solidário, adiantou Manuela Moreira é um programa de responsabilidade social que visa apoiar e reconhecer o trabalho de organizações sem fins lucrativos, no sentido de promover o desenvolvimento destas associações e das comunidades.  

A 1ª edição do programa, em 2019, teve como destaque o projecto do Centro Neurocirúrgico e de Tratamento da Hidrocefalia do Kifica, no distrito do Benfica, em Luanda, permitindo a operação gratuita de mais de cem crianças com hidrocefalia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.