Polícia reforça combate ao roubo de gado na região sul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Polícia Nacional vai redobrar, doravante, o combate ao roubo de gado na região sul do país, levando a cabo operações conjunta entre os comandos provinciais do Namibe, Huíla e Cunene.

A decisão resulta de um encontro entre responsáveis da corporação das três províncias, realizado esta terça-feira, no município da Cahama, no Cunene, no qual traçaram estratégias para o combate deste “fenómeno”.  

Para melhor coordenação e controlo, as partes concluíram ser necessário um modelo único para a transição do gado, em caso de comércio, de uma província para outra, a qual deverá acontecer por via de uma “guia do animal”, passada pelas autoridades locais quatro dias depois da compra.

Deverá ocorrer a troca de informações pontuais e operações conjuntas, num processo em que se pede a maior colaboração das administrações e autoridades tradicionais, enquanto a população é solicitada a denunciar todos actos suspeitos, para o êxito do trabalho policial, segundo o porta-voz da corporação no Cunene, Nicolau Tuvecalela.

Referiu que os meliantes roubam o gado numa província para esconder noutra, onde é comercializado de forma clandestina, daí ser necessário toda colaboração entre as diferentes instituições da região.

No primeiro semestre deste ano, foram roubadas 400 cabeças de gado bovino no Cunene, 209 na Huíla, e 34 no Namibe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.