Subida do número de casos nas últimas semanas deve-se ao incumprimento das medidas – Ministra

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, disse ontem durante a conferência de imprensa visou atualizar os dados sobre a covid-19 no país, que o aumento do número de casos registado nas últimas 4 semanas deve-se ao incumprimento das medidas estipuladas no decreto sobre o Estado de Calamidade.

“Nós tivemos um aumento muito grande do número de casos nas últimas 4 semanas e este aumento está relacionado com incumprimento das medidas de proteção individual e coletiva, em suma, medidas de saúde pública”.

A governante disse haver muita gente a circular nas ruas sem máscaras e alguns com as máscaras no queixo e recordou que a “máscara é para tapar a boca e o nariz” e desta forma nos protegermos.

“Continuamos a ver muita gente na rua, provavelmente a sua maioria sem necessidade de estar na rua”, disse a ministra.

“Continuamos a ver muitos jovens em ajuntamentos, em bares, lanchonetes, festas, para além dos mercados”, onde se tem registado muita gente sem necessidade de lá estar e sem observar às medidas de proteção individual e coletiva”.

Por outro lado, alertou para a necessidade de manter o distanciamento entre as pessoas, a lavagem constante das mãos com água e sabão, o uso do álcool gel para evitar a contaminação e cortar a cadeia de propagação do vírus.

“Também importa aqui dizer que se nós não tomarmos essas medidas vamos continuar a aumentar o número de casos no nosso seio”.

“Temos que dizer que esta doença, a transmissão depende muito do contacto entre as pessoas, o uso e partilha de utensílios ou o contacto com superfícies contaminadas”, concluiu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.