Presidente dos EUA abre celebrações do Dia da Independência a defender símbolos nacionais

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Presidente dos Estados Unidos abriu na sexta-feira as celebrações do Dia da Independência no Monte Rushmore, onde defendeu os monumentos do país, quando se vive um debate sobre racismo e símbolos nacionais.

“O Monte Rushmore [famoso pelos rostos de quatro ex-presidentes esculpidos na montanha] será para sempre um tributo eterno aos nossos antepassados à nossa liberdade”, disse Donald Trump num estrado decorado com bandeiras norte-americanas e com o cenário de fundo do imponente monumento.

“Este monumento nunca será profanado. Estes heróis nunca serão desfigurados. O seu legado nunca será destruído”, prometeu, enquanto os participantes aplaudiam e gritavam “USA, USA [EUA, EUA]”.

Nos últimos dias, Trump criticou a remoção de estátuas e de símbolos confederados no meio de protestos raciais que se espalharam pelo país após a morte do afro-americano George Floyd às mãos de um polícia branco.

“A nossa nação está a testemunhar uma campanha implacável para apagar a nossa história, difamar os nossos heróis, apagar os nossos valores e doutrinar os nossos filhos”, alertou.

O Presidente denunciou o que chamou de “revolução cultural de esquerda” e alertou que “foi orquestrada para derrubar a revolução americana”.

“Ao fazer isso, eles destruiriam a mesma civilização que resgatou biliões da pobreza, doenças, violência e fome, e que levou a humanidade a novos patamares de realizações, descobertas e progressos”, salientou o Presidente, para concluir: “Eles estão determinados a derrubar todas as estátua, símbolos e memória da nossa herança”.

Segundo o líder dos EUA, que vai procurar a reeleição nas eleições de 03 de novembro, o objetivo dos manifestantes é “acabar com os Estados Unidos”.

“Multidões furiosas estão a tentar derrubar as estátuas dos nossos fundadores, desfigurar os nossos monumentos mais sagrados e desencadear uma onda de crimes violentos nas nossas cidades”, sustentou.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.