China retalia contra quatro meios de comunicação dos Estados Unidos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A China anunciou hoje represálias contra quatro órgãos de comunicação norte-americanos que operam no país asiático, depois de medidas semelhantes tomadas pelos Estados Unidos contra a imprensa estatal chinesa.

As agências Associated Press (AP) e United Press International (UPI), a televisão CBS e rádio NPR vão ter que fornecer, dentro de sete dias, a lista dos seus funcionários, imóveis e contabilidade na China, anunciou Zhao Lijian, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da China.

Trata-se de uma “retaliação muito necessária à repressão irracional [exercida pelo Governo dos EUA] contra a imprensa chinesa”, justificou.

Em junho passado, pela segunda vez, os EUA designaram meios de comunicação chineses como entidades estrangeiras, exigindo que se submetam às regras e regulamentos que cobrem as missões diplomáticas.

Em fevereiro passado, cinco meios de comunicação, incluindo a agência noticiosa oficial Xinhua e a televisão estatal CGTN, passaram já a estar obrigados a cumprir com aqueles regulamentos.

Esses meios de comunicação devem notificar o Departamento de Estado dos EUA da lista do seu pessoal e propriedades.

Os EUA reduziram também o número de jornalistas desses órgãos que podem trabalhar no país.

Em retaliação, a China expulsou, em março passado, jornalistas dos órgãos norte-americanos New York Times, Wall Street Journal e Washington Post.

A relação entre China e EUA deteriorou-se, nos últimos anos, com Washington a definir Pequim como a sua “principal ameaça” e a apostar numa estratégia de contenção das ambições chinesas, que ameaça bipolarizar o cenário internacional.

Os dois países enfrentam já uma guerra comercial e tecnológica e disputam a influência na Ásia. A pandemia do novo coronavírus veio agravar as tensões, com o Presidente norte-americano, Donald Trump, a culpar o Governo chinês por um surto que os Estados Unidos foram incapazes de conter.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.