Obras do novo aeroporto de Mbanza Kongo arrancam este ano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As obras para a construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo arrancam este ano, no quadro da implementação das recomendações específicas da UNESCO sobre o centro histórico de Mbanza Kongo, elevado a património mundial.

A informação foi avançada esta quinta-feira pela ministra da Cultura, Turismo e Ambiente, Adjany Costa, no final da V Reunião Ordinária da Comissão Nacional Multisectorial para a Salvaguarda do Património Cultural, orientada pelo Vice-presidente da República, Bornito de Sousa.

A Comissão de Património Mundial da Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) declarou, há três anos, o centro Histórico da Cidafe de Mbanza Kongo, no Norte de Angola, como Património Mundial.

A ministra informou que o Governo Provincial do Zaire já cedeu o espaço onde será erguido o novo aeroporto, sendo que os termos de referência e o concurso público estão na fase final. As obras devem durar 24 meses.

Indicou que, a par disso, trabalha-se também  no regulamento urbano do centro histórico e da zona tampão de Mbanza Kongo, elaborado pelo Ministério das Obras Públicas e Ordenamento do Território, visando a protecção dos caracteres e aspectos históricos que o tornam um património mundial.

As recomendações Específicas da UNESCO sobre Mbanza Kongo dominaram as discussões da V Sessão Ordinária, tendo em conta a data limite, 01 de Dezembro de 2020, para a entrega do Relatório ao Centro do Património Mundial da UNESCO.

Com efeito, a Comissão Multisectorial recomendou a adopção de medidas de ordem técnica e organizativas, com vista a conferir maior celeridade às acções pendentes no quadro dos compromissos assumidos por Angola, como Estado parte, a quando da inscrição de Mbanza Kongo na lista do Património Mundial da UNESCO.

A Comissão foi também informada sobre os progressos nas obras de remoção das antenas das empresas de telecomunicações e comunicação social, bem como sobre as derradeiras etapas do concurso para a construção do novo aeroporto de Mbanza Kongo, no prazo de aproximadamente 24 meses, a partir da data do início das obras.

Segundo o Comunicado Final, foi também prestada uma informação sobre o plano de acção do recém-criado Comité de Gestão Participativo, coordenado pelo Governador da província do Zaire que, entre outras acções, procedeu ao apetrechamento da Biblioteca Municipal Kimpa Vita e as obras de melhoria na Exposição do Museu dos Reis do Kongo.

Os participantes foram informados sobre a conclusão do processo de elaboração, em fase de conclusão, do Plano Urbanistico e Regulamento Urbano do Centro Histórico de Mbanza Kongo.  

A Comissão avaliou, também, os processos de candidatura de novos sítios históricos angolanos para a Lista do Património Mundial, nomeadamente o da histórica Batalha do Cuito Cuanavale.

Em relação à candidatura do sítio onde ocorreu a maior batalha da história da guerra pós independência de Angola, que resultou no fim do Apartheid na África do Sul, a libertação de Nelson Mandela, a Comissão recomendou a realização de ajustes ao Programa de actividades preparatórias, tendo em conta a necessidade da racionalização dos recursos.

A Batalha do Cuito Cuanavale, ocorrida entre 15 de Novembro de 1987 a 23 de Março de 1988, é considerada por políticos e historiadores como o início de uma viragem a favor da paz e da libertação da África Austral.

O local da Batalha foi o Sul de Angola, na região do Cuito Cuanavale, província do Cuando Cubango, onde se confrontaram os exércitos de Angola (FAPLA) e Cuba (FAR) contra as FALA (UNITA) e o exército sul-africano.

Criada em Março de 2018, à Comissão Nacional Multissectorial para a Salvaguarda do Património Cultural Mundial compete, entre outras atribuições, conservar e promover a gestão participativa do Património Cultural Nacional e adequar os instrumentos legais destinados à protecção dos  bens classificados como Património Cultural Nacional e Mundial. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.