Angola com mais 15 casos, total sobe para 212

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O secretário de Estado para a Saúde Público, Franco Mufinda, informou que nas últimas 24 horas, foram registados mais 15 casos positivos, elevando para 212 o número de casos até agora detetados, sendo 208 em Luanda e 4 no Cuanza Norte.

Segundo o governante, que falava na habitual conferência de imprensa para atualização dos dados sobre a covid-19 no país, são todos cidadãos nacionais com idades compreendidas entre os 5 e 67 anos, 10 são do sexo feminino e 5 são do sexo masculino.

Quanto a georreferência, 10 são de transmissão local e 5 têm o vínculo epidemiológico ainda por esclarecer.

De acordo Franco Mufinda, nos casos de transmissão local, 2 estão relacionados com casos da Clínica Multiperfil, 1 está relacionado com o bairro Hoji ya Henda, 7 estão relacionados com outros 10 casos positivos.

Quando aos casos com vínculo ainda por esclarecer, foram, segundo o governante, detetados através de 150 amostras colhidas aleatoriamente em várias unidades sanitárias do país.

“Tendo em conta a orientação, por um lado, de testagem dos contactos dos casos positivos durante o período de quarentena e também do rastreio que está ser feito nas nossas unidades sanitárias no que respeita as doenças respiratórias agudas graves ou agravamento do síndrome respiratório e também a testagem aleatória feita nas nossas unidades sanitárias, foi possível encontrar, num total de 150 amostras colhidas aleatoriamente, nas aéreas de rastreio da covid de 5 hospitais nacionais de referência e três clínicas privadas, dizia eu, foi possível encontrar 5 casos com a definição epidemiológica por determinar”, disse Franco Mufinda.

Neste contexto, o quadro epidemiológico da covid-19 no país altera, passando agora a somar 212 casos positivos confirmados, sendo 121 ativos, 81 recuperados (mais 4 do que ontem) e 10 óbitos.

Os casos de transmissão local são agora 157 contra 65 importados.

A nível global, a pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 482.802 pessoas e infetou 9,4 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência AFP baseado em dados oficiais.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.