Comissão sugere recolha de amostras aos camionistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os membros da Comissão Multissectorial de Resposta à Covid-19 na Lunda Norte defenderam terça-feira a criação de condições nos postos de controlo inter-provinciais para a recolhe de amostras dos camionistas que circulam pelo país, para o teste contra a pandemia.

Durante a reunião da Comissão, os membros consideram um “grande” risco permitir que estes profissionais circulem sem saber o seu estado epidemiológico, uma vez que nos controlos interagem com os agentes dos órgãos de defesa e segurança.

A porta-voz da Comissão, Filomena Simão, disse que a acção permitirá melhorar os métodos de controlo de cidadãos no sentido de conter a propagação do Coronavírus, tendo em conta a mobilidade dos camionistas, sobretudo provenientes da província de Luanda.

Indicou que 126 cidadãos se encontram em quarentena na província, sendo 16 em quarentena institucional e 110 em domiciliar, por violarem a cerca sanitária de Luanda.

Por seu turno, o coordenador da Comissão, Ernesto Muangala, avançou que está em carteira a implementação de uma estratégia conjunta nas três províncias da região leste (Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico), para o reforço do combate a propagação da Covid-19.

Disse que a região, por partilhar uma extensa fronteira com a República Democrática do Congo (RDC), requer uma atenção especial e esforços conjuntos para conter a pandemia.

Angola regista, até agora, 189 positivos,  com 102 activos, 77 recuperados e 10 óbitos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.