Parlamento Europeu declara ‘Vidas Negras importam’

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

“Vidas negras importam”, declarou o Parlamento Europeu em uma resolução adotada nesta sexta-feira (19), assumindo o slogan “Black Lives Matter” do movimento mundial contra o racismo e a violência policial.

Os parlamentares europeus também determinaram nesta resolução, adotada com 493 votos a favor, 104 contra e 67 abstenções, que o tráfico de escravos é “um crime contra a humanidade”.

A norma é uma resposta direta aos protestos após a morte de George Floyd por um policial em Minneapolis, que proliferaram nos Estados Unidos, na Europa e no mundo.

O Parlamento afirmou ainda que “condena veementemente a terrível morte de George Floyd nos Estados Unidos, assim como mortes semelhantes em outras partes do mundo”.

Também apoiou as recentes manifestações contra o racismo e a discriminação e condenou “a supremacia branca em todas as suas formas”.

Os eurodeputados rejeitaram a intervenção da polícia e a força “excessiva” contra “manifestantes e jornalistas americanos pacíficos”, além da “retórica incendiária” do presidente Donald Trump.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU também adotou por unanimidade nesta sexta-feira uma resolução condenando o racismo sistêmico e a violência policial, mas depois de retirar uma menção contra os Estados Unidos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.