Resgatados pescadores desaparecidos no mar do Nzeto

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Três pescadores que se encontravam desaparecidos desde domingo no mar do município do Nzeto, província do Zaire, foram, na tarde desta quarta-feira, resgatados com vida.

A operação de busca e salvamento dos três pescadores a bordo de uma embarcação a motor de pequeno porte envolveu efectivos da Capitania, Polícia de Guarda Fronteira, Bombeiros e Associação de Pescadores.

Em declarações à imprensa, Sebastião Miala, um dois integrantes do grupo, informou que uma avaria no motor da embarcação de fabrico artesanal esteve na origem do incidente que os abrigou a permanecerem três dias em alto mar. 

“Depois da avaria, fizemos tudo para chegarmos próximo de uma plataforma petrolífera onde fomos encontrados pela equipa de resgate”, explicou.

O vice-presidente da Associação dos Pescadores Artesanais no Nzeto, António Seke, informou que situações do género acontecem com frequência no mar da localidade por inoperância de alguns equipamentos para a navegação marítima.

A costa marítima do Nzeto é abundante em diversas espécies, com destaque para o cachucho, sardinha, carapau, lagosta, gamba costeira, camarão, linguado, pargo, pungo, corvina, garoupa, atum e bagre.

A vila piscatória do Nzeto dista a 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, capital da província do Zaire.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.