Líder do Cazaquistão anuncia estar infetado aos 80 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O líder do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que recentemente cedeu a Presidência do país a um fiel, mas mantém toda a sua influência, foi contaminado pelo coronavírus que causa a covid-19, anunciou hoje no seu site oficial.

“Infelizmente, o último teste ao coronavírus feito a Elbassy (chefe de Estado do Cazaquistão) deu resultado positivo, mas não há motivo para preocupação”, afirmou, no site.

Nazarbayev, que completa 80 anos no próximo mês, cedeu a presidência a Kassym-Jomart Tokayev no ano passado, mas manteve toda a influência e prerrogativas com um estatuto constitucional de “Chefe da Nação”, de presidente do partido no poder, o Nour-Otan, e do Conselho de Segurança Nacional.

O Cazaquistão, país da Ásia Central, já era governado por Nazarbayev em 1989, quando o país pertencia à União Soviética, e o dirigente conseguiu manter a liderança mesmo depois da queda da URSS, em 1991.

Nazarbayev só deixou a presidência no ano passado, para surpresa de todos, mas a sua retirada foi mais formal do que real, já que manteve o poder nas suas mãos.

O líder também estabeleceu um culto à sua personalidade, cujo último exemplo foi a mudança de nome da capital do país, de Astana para Nur-Sultan, o seu primeiro nome, assim que saiu da presidência.

O Cazaquistão, um país rico em hidrocarbonetos e minerais, com 18 milhões de habitantes, é constantemente acusado por organizações não governamentais de combater qualquer forma de liberdade de expressão, seja os direitos da oposição, da imprensa ou a liberdade de reunião.

Manifestações de oposição são regularmente reprimidas e muitos dos detratores de Nazarbayev foram presos ou exilados nos últimos 30 anos.

Vários críticos do sistema político cazaque também foram assassinados ou morreram em “suicídios” controversos.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.