Daniel Neto incentiva criação de cooperativas agrícolas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O governador da província da Lunda Sul, Daniel Neto, apelou à criação de associações e cooperativas agrícolas para o fomento da agricultura na região.

O governante fez este apelo sábado durante um encontro com os camponeses das aldeias de Kaita Katembo, Sandjungo, Samulambo, Cassoca, Muacaita e Sacanuma, do bairro Sueja, município de Saurimo, tendo referido que a criação destes agrupamentos vai permitir o acesso ao microcrédito.

Daniel Neto defendeu maior aposta no reforço da produção, face às grandes potencialidades que a província dispõe em termos de terras aráveis e recursos hídricos.

Prometeu que o governo vai apoiar os camponeses organizados em associação e cooperativas, com vista a dinamizar a produção e auxiliar na diversificação da economia nacional, além de fomentar o crescimento da indústria.

Para tal, disse ser necessário que se crie mais associações a nível dos municípios para se estimular a produção agrícola, factor fundamental na sustentabilidade alimentar e nutricional.

Durante o encontro o governante entregou bens diversos, como mil 152 catanas, 300 enxadas, sementes agrícolas, entre outros inputs agrícolas, bem como produtos alimentares como feijão, sal, óleo, massa, bolachas, e material de biossegurança contra à Covid-19: sabão, lixívia e máscaras.

O governo da província para alavancar a agricultura na região conta com 36 tractores, entre outros equipamentos.

O bairro Sueja tem uma população estimada em dois mil 950 habitantes, distribuídos nas aldeias de Kaita Katembo, Samulambo, Sandjungo, Cassoca, Muacaita e Sacanuma.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.