Ex-primeiro-ministro do Lesoto acusado de matar a ex-mulher

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O antigo primeiro-ministro do Lesoto, Thomas Thabane e a sua tual esposa Maesaiah Thabane estão a ser acusados de mandarem matar a ex-mulher, Lipolelo Thabane.

Numa declaração judicial condenatória, a polícia do Lesoto diz ter evidências de que o ex-primeiro-ministro Thomas Thabane e a sua atual esposa Maesaiah Thabane pagaram assassinos para matar, em 2017, a ex-esposa de Thabane.

Lipolelo Thabane foi morto a tiros na véspera da posse de Thabane como primeiro-ministro.

O relatório policial é um dos documentos arquivados no Tribunal Superior de Maseru que a polícia usará para se opor ao pedido de fiança de Maesaiah Thabane.

Maesaiah Thabane, acusada de assassinato, está detida desde a semana passada. Os seus advogados argumentam que ela deveria receber uma fiança para cuidar do seu marido doente.

Ela negou as acusações e diz ser inocente.

Thomas Thabane – que negou qualquer envolvimento no assassinato – foi forçado a renunciar no mês passado em meio às acusações de assassinato.

Embora ainda não tenha sido formalmente acusado, a polícia diz ter provas que foi ele quem indicou a casa da ex-esposa para os assassinos.

A polícia também diz que o ex-primeiro-ministro e a sua esposa concordaram em pagar aos supostos assassinos um total de 180.000 dólares – que seria pago em prestações. Uma primeira prestação de 24.000 dólares foi pago, de acordo com as declarações de um dos assassinos, tido como testemunha chave no processo.

Segundo a polícia, Thomas e Maesaiah Thabane mandaram assassinar a ex-esposa, Lipolelo Thabane, para que a atual esposa pudesse assumir o papel de primeira-dama.

Pouco antes da sua morte, Lipolelo Thabane venceu uma batalha judicial, confirmando que ela era a legítima primeira-dama – apesar de estar no meio de um processo de divórcio – e merecia todas as vantagens que vinham com o cargo.

Fonte: BBC

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.