Pescas com condições para formar quadros

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O sector das Pescas prevê, nos próximos anos, formar quadros com bastante capacidade técnica, afirmou, nesta sexta-feira, em Luanda, o ministro do sector António de Assis.

O governante falava à imprensa no final de uma visita ao Centro de Formação de Pescas (CEFOPESCA) e      ao Instituto Politécnico das Pescas, ambos situados na zona dos Ramiros.

Apesar de algumas dificuldades, o responsável afirmou que as duas instituições estão dotadas de capacidades técnicas e humanas para o processo de formação.

A visita esteve inserida no processo de levantamento, avaliação e análise do sector das Pescas, que no mês de Março foi fundido ao Ministério da Agricultura.

O objectivo principal do centro de cultivo experimental é a produção de larvas para o repovoamento.

As duas infra-estruturas, além das salas de aulas, são constituídas ainda por laboratórios, oficinas, posto médico, refeitórios, salas de simulação, sala de processamento de pescado. Têm capacidade para albergar 310 estudantes numa área de 5 hectares.

Localizada no distrito urbano dos Ramiros, em Luanda, a Escola de Formação de Pescas “Cefopescas” tem capacidade para formar, anualmente, mil alunos nas áreas de marinheiros, maquinistas, mecânica, electricidade naval, electromecânica de frio, soldadura, informática e  inglês.

Construída numa área de 26.581 metros quadrados, a escola é composta por 17 salas de aulas, vários laboratórios e áreas de formação, técnica, administrava, residenciais e dormitórios para os formandos.

Tem 81 professores para as áreas técnica e académica, entre os quais  19  estão a ser formados em Espanha.

Para a formação de técnicos no sector das Pescas e do Mar, o país conta com a Escola Hélder Neto, localizada na província do Namibe, Escola Básica da Baía Farta, em Benguela, Cefopescas, em Luanda, e a Academia de Pesca.

A Cefopescas foi fundado em Setembro de 1982 e já formou quatro mil e 835 alunos nos diferentes cursos ministrados na instituição.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.