Laúca coloca Angola no top 10 Mundial

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Angola figura do top 10, do ranking mundial dos países que mais contribuíram na geração de energia a partir de barragens, resultado dos investimentos feitos em Laúca nos últimos oito anos.

Angola contribuiu com cerca de 344 MW ocupando o 7.º lugar, segundo o Relatório de Status das Hidroeléctricas em 2020 da associação mundial de barragens.

De acordo com o documento, que  apresenta dados mais recentes sobre capacidade instalada e geração em todo o mundo, principais tendências e perspectivas do Sector hidroeléctrico, o ranking é liderado pelo Brasil, com um débito no sistema elétrico de 4919MW.

O relatório, que já vai na na sua sétima edição, o relatório deste ano mostra que a geração de electricidade atingiu um recorde de 4.306 Tera Watt-hora (TWh) em 2019, a maior contribuição de uma fonte de energia renovável da história.

O relatório coloca a China no segundo lugar do ranking com 4170 MW, Laos 1982 MW, Butão 702 MW Tijkistao 600 MW, Rússia 402 MW , Angola 344 MW , Uganda 260 MW, Etiópia 254 MW Turquia 219 MW.

Aos poucos, Angola vai se assumido como um grande centro produtor de  Hidroelectridade, com a entrada em funcionamento da central de Laúca, a nível do mundo, pois os números falam por si.

Com a construção de Caculo Cabaça, no Cuanza Norte, em curso e a finalização da ampliação da central do Luachimo, na Lunda Norte, abrem-se grandes expectivas para Angola no mercado energético.

A primeira turbina da Barragem de Laúca, com capacidade 334 MW, iniciou a sua explicação comercial a 04 de Agosto de 2017.

Laúca é investimento do estado angolano avaliado em 4,5 mil milhões de dólares. Até Outubro vai debitar ao sistema nacional de energia dois mil e 70 MW.

A construção deste empreendimento no Rio Kwanza iniciou em 2012 e faz parte dos projectos estruturantes do governo para facilitar a diversificação da economia.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.