Bié precisa de mais de mil milhões de kwanzas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Governo da Província do Bié precisa de mil milhões e 720 milhões de Kwanzas para adquirir diversos meios técnicos e reabilitar mais de 200 furos de água em mil e 396 escolas da região, no âmbito da criação de condições de prevenção à covid-19.

O facto vem expresso num documento, a que a Angop teve acesso, hoje (quarta-feira), no Cuito, a luz da reunião do Governo com a Comissão Técnica de Combate à Pobreza, presidida pelo governador Pereira Alfredo.

Segundo a nota, o valor facilitaria colocar e reabilitar mais 259 furos de água potável para adicioná-los aos disponíveis nas escolas dos nove municípios, 345 reservatórios, 82 mil tubagens, 12 mil 515 torneiras, oito mil 344 sanitas, 12 mil 515 lavatórios, desinfectantes e outros materiais de biossegurança.

Entretanto, o informe adianta que os municípios do Cuito conta com 86 escolas com furos de água, Andulo com (35), Cunhinga (34), Chinguar (29), Nhârea (24), Cuemba (21), Camacupa (19), Catabola (18) e Chitembo com 12.

Na abertura da referida sessão, o governador do Bié, Pereira Alfredo, recomendou as administrações municipais a criarem condições necessárias para assegurar o arranque das aulas, previstas para 13 de Julho do ano em curso.

Solicitou ainda ao Gabinete da Educação a começar a interagir com os pais e encarregados de educação, com vista a estarem sensibilizados a encaminharem os filhos às escolas na data acordada.

A província do Bié matriculou este ano lectivo 625 mil 767 alunos em nove municípios.

A actividade lectiva no país foi suspensa em finais de Março, na sequência do Estado de Emergência Decretado pelo Presidente da República, João Lourenço, devido à ameaça de proliferação do novo coronavírus “covid-19”.

O Executivo avança que o retorno faseado das aulas começa a 13 de Julho, com a reabertura das instituições do ensino secundário e universitário.

Desde o surgimento da pandemia na China, em Dezembro de 2019, Angola regista 96 casos positivos, quatro dos quais resultaram em óbito, 38 recuperados e 54 doentes activos.

Reunião do Governo

Na sessão, com termo previsto para essa tarde, os membros do Governo do Bié debatem assuntos como avaliação da preparação das condições das escolas para o reinício das aulas do ano lectivo 2020, ponto de situação da energia e água nessas instituições, meios de biossegurança, preparação do corpo docente, entre outros.

Participam no encontro, os vice-governadores, administradores municipais, directores e delegados desta região centro do país.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.