“São Tomé é um lugar mágico para crescer” – Calema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os irmãos Antonio (33) e Fradique Mendes Ferreira (28), que juntos formam o grupo “Calema”, disseram que “São Tomé é um lugar mágico para crescer”.

“Foi incrível, crescemos na natureza, pescando, caçando, descobrindo. Existe uma energia que sentimos, é quase como uma ilha amazónica, é muito selvagem… é muito mágico “.

Os irmãos disseram isso numa entrevista concedida este sábado (6) a um programa radiofónico da BBC, intitulado “This is Africa” apresentado por DJ Edu.

Atualmente a viverem em Lisboa, o grupo está a fazer um enorme sucesso com a música “Te Amo” com mais de 12 milhões de visualizações no Youtube e comanda atualmente, com o seu mais recente álbum “Yellow”, o primeiro lugar na tabela dos discos mais vendidos em Portugal.

Segundo revelaram na curta a entrevista que durou aproximadamente 10 minutos, começaram a cantar por diversão e com os elogios e incentivos que foram recebendo de amigos e familiares, os pais sugeriram então que eles fizessem uma dupla.

Inicialmente, tocavam em bares e pequenos locais, mas um dia o pai ouviu pela rádio de um festival que aconteceria, para qual não tinham sido convidados, mesmo assim o pai pegou-os e levou-os até ao festival e conseguiu persuadir o organizador que os deixasse atuar por 15 minutos, contaram.

“A multidão amou e, além do mais, um produtor que trabalhava com a grande Cesária Évora estava a ouvir atentamente. Ele ofereceu-nos um contrato no local, e um ano mais tarde, isso em 2008, estávamos em Portugal a gravar o nosso primeiro álbum” contaram.

O seu primeiro grande sucesso, lançado em 2017, foi a música “A Nossa Vez”, já foi vista mais de 80 milhões de vezes no Youtube.

De acordo com os manos António e Fradique, “Calema significa onda, as grandes ondas que atingem a costa da África Ocidental, trazendo mensagens e um pouco de saudade”.

“Somos uma onda que traz alegria, sol, música, cultura e boas vibrações “, disseram.

O álbum “Yellow” é uma mistura de sons alegres, segundo os manos, é uma mistura da música de Angola, Cabo Verde, Brasil e afro-pop.

O disco parece uma caixa de surpresas, cheia de músicas boas. O mais recente hit é a música “Amar 24/24”, lançada no Youtube a 1 de maio, conta com mais de 1 milhão de visualizações.

Os manos também falaram de duas grandes figuras da música guineense que os influenciaram enquanto cresciam, nomeadamente Juka e Camilo Domingos.

Para ouvir a entrevista em inglês, clique aqui

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.