CASA-CE com oito dias para solucionar diferendo com dissidentes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A Assembleia Nacional concedeu nesta quarta-feira um prazo de oito dias para o Grupo Parlamentar da CASA-CE chegar a um consenso, em relação aos oito deputados dissidentes da sua direcção.

Esta decisão  foi tomada  na conferência de lideres dos grupos parlamentares, orientada  pelo  presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias  dos Santos,  tendo  sido analisada a questão do património a que este grupo  tem direito, assim como o tempo de  intervenção no decorrer das sessões plenárias.

Os  oito deputados dissidentes não se revêem na actual  liderança da  CASA-CE,  por considerarem Abel Civukuvuku, ex-presidente afastado em assembleia geral, como o líder  legitimo. O cargo é ocupado por André  Mendes de  Carvalho.

Em declarações à imprensa, o presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Américo Cuononoca,  afirmou que a desintegração dos oito deputados da CASA- CE  tem estado a levantar  alguns problemas no seio da bancada parlamentar da coligação

Referiu que as  comissões de especialidade, em razão da matéria (1ª e 9ª), já  produziram os pareceres conjuntos,  que  deverão ser analisados pelos deputados  em  sessão plenária.     

Entretanto, o presidente da  grupo  parlamentar da CASA-CE, Alexandre Sebastião  André, considera que os deputados  dissidentes devem  beneficiar apenas dos rendimentos a que têm direito como representantes eleitos pelo  povo.

Porem, discorda da redução do seu tempo de intervenção, por se tratar de apenas de 20 minutos por cada sessão plenária, tempo que  considera escasso.

“Relativamente ao património que os deputados dissidentes reclamam, eles não têm  direitos patrimoniais do grupo, excepto os  inerentes a cada deputado,  e essas  providencias estão a ser tomadas “, referiu.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.