Estados Unidos anunciam fim das derrogações no programa nuclear civil iraniano

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Os Estados Unidos anunciaram hoje o fim das derrogações que autorizaram até agora projetos relacionados com o programa nuclear civil iraniano, acordo internacional de 2015 do qual Washington se retirou.

“Hoje, anuncio o fim das isenções de sanções para todos os projetos nucleares no Irão”, disse o chefe da diplomacia dos EUA, Mike Pompeo, em comunicado.

Mike Pompeo afirmou que revogaria todas as exceções de sanções que abrangem a cooperação nuclear civil, sendo que as exceções permitiram que empresas russas, europeias e chinesas continuassem a trabalhar nas instalações nucleares civis do Irão.

Agora, os países ainda aderentes ao acordo nuclear iraniano e envolvidos nesses projetos correm o risco de serem sancionados pelos Estados Unidos se não se retirarem, facto que preocupa, acima de tudo, a Rússia.

“O regime iraniano continuou a sua ligação nuclear ao expandir atividades sensíveis à proliferação”, declarou Pompeo em comunicado, apontando que Teerão admitiu atividades que violam o acordo.

Os EUA retiraram-se do acordo nuclear em 2018.

As isenções de “cooperação civil-nuclear” permitiram que empresas estrangeiras trabalhassem em algumas das instalações nucleares declaradas do Irão sem ficar sujeitas às sanções dos EUA.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.