Reino Unido confirma convite a Vladimir Putin para cimeira sobre vacina

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A embaixada do Reino Unido em Moscovo confirmou hoje ter formalizado um convite do primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, ao Presidente russo, Vladimir Putin, para participar numa conferência virtual sobre a cooperação internacional para desenvolver uma vacina contra a covid-19. 

Num comunicado, a representação diplomática indica que a cimeira global a 04 de junho organizada pelo Reino Unido vai procurar angariar o apoio necessário para a Aliança da Vacina GAVI “continuar o seu trabalho vital e ajudar a garantir que qualquer vacina desenvolvida para a covid-19 esteja disponível no mundo inteiro”.

O convite já tinha sido feito por Johnson quando falou com Putin por telefone a 08 de maio, a propósito do 75.º aniversário do fim da II Guerra Mundial.

O objetivo do evento é mobilizar pelo menos 7,4 mil milhões de dólares (6,74 milhões de euros), para os quais o Reino Unido contribuiu com 330 milhões de libras (371 milhões de euros). 

Tanto o Reino Unido como a Rússia têm laboratórios a desenvolver vacinas contra o novo coronavírus com testes clínicos em humanos nas próximas semanas. 

Os dois países têm estado quase sem relações devido à suspeita de envolvimento da Rússia no ataque químico em Inglaterra em 2018 contra um antigo agente secreto, Sergei Skripal. 

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.