Mil mulheres angolanas vão produzir máscaras com apoio do Governo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

O Governo angolano anunciou hoje que mil mulheres serão formadas e capacitadas, ao nível do país, para com uma máquina de costura produzirem máscaras sociais para proteção contra o novo coronavírus, disse fonte oficial.

Segundo o ministro da Economia e do Planeamento, Sérgio Santos, deverá ser assinado um memorando de entendimento, já em fase de conclusão, com a Associação de Industriais de Têxteis e Confeções (AITC) angolana.

Segundo o governante, a iniciativa surge também para o fomento do emprego formal para as mulheres após a AITC ter aceitado o desafio do Governo para a formação e capacitação das mulheres de todo o país inscritas no programa.

“Queremos com esse programa um mínimo de 1.000 senhoras pelo país terem acesso a uma máquina de costura e a um apoio da parte da associação para formação, capacitação para respondermos de forma imediata à produção de mais máscaras que são necessárias”, afirmou.

Sérgio Santos falava em Luanda, durante uma cerimónia de assinatura de memorandos entre o Instituto Nacional de Apoio Às Micro, Pequenas e Médias Empresas (Inapem) angolano e operadores do comércio e distribuição e fornecedores de matérias-primas, no âmbito das medidas de alívio económico devido à covid-19.

Angola conta com 60 casos confirmados da covid-19, nomeadamente 39 casos ativos, 18 recuperados e três óbitos.

O país cumpre a terceira prorrogação do estado do estado de emergência que estende até 25 de maio.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de 5,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios.

Mais de 1,9 milhões de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.