BNA procura dados sobre impacto da covid-19 nas PME

BNA procura dados sobre impacto da covid-19 nas PME

O Banco Nacional de Angola (BNA) lança, a partir desta sexta-feira, um inquérito sintético destinado exclusivamente para as Pequenas e Médias Empresas (PME), com o objectivo de obter informações sobre o impacto da pandemia da covid-19 na actividade produtiva e comercial.

Preocupado com o contexto actual, o Banco Central está a convidar, para o efeito, as empresas agrupadas em diferentes sectores de actividade económica como  agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca, indústria transformadora, construção, transporte e armazenagem, comércio, educação, alojamento e restauração, comunicação e informação, entre outros.

O  inquérito, conforme uma nota do BNA, deve ser submetido até ao dia 15 de cada mês, com referência ao mês anterior.

Exclusivamente, o inquérito referente ao mês de Abril de 2020, deverá ser submetido no período de 25 a 29 de Maio de 2020.

O inquérito terá uma vigência correspondente ao período em que o país enfrentará a pandemia da covid-19.

Nos termos da Lei n.º 30/11 de 13 de Setembro sobre a Micro, Pequenas e Médias Empresas, são consideradas: Micro, aquelas que empregam até 10 trabalhadores e/ou tenham uma facturação bruta anual não superior em Kwanzas ao equivalente a USD 250 mil, Pequenas, aquelas que empregam mais de 10 e até 100 trabalhadores e/ou tenham uma facturação bruta anual em Kwanzas superior ao equivalente a USD 250 mil e igual ou inferior a USD 3 milhões.

São consideradas empresas Médias, aquelas que empregam mais de 100 até 200 trabalhadores e/ou tenham uma facturação bruta anual em Kwanzas superior ao equivalente a USD 3 milhões e igual ou inferior a USD 10 milhões.

Fonte: Angop

Close Menu