Mais de um milhão de metros quadrados em desminagem no Soyo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Um milhão e 200 mil metros quadrados estão a ser desminados, desde Abril último, no município do Soyo, província do Zaire, para a construção da futura indústria de gás.

De acordo com o oficial de ligação e informação da Comissão da Acção contra Minas na região, Lourenço Antunes, em declarações hoje, segunda-feira, à Angop, o trabalho está a cargo de uma ONG e já permitiu a limpeza de cerca de seis quilómetros lineares e 30 de largura.

A fábrica, com capacidade para processar 400 milhões pés cúbicos de gás natural/dia, será construída pela petrolífera ENI-Angola, cujo projecto foi apresentado pelas autoridades governamentais locais em Fevereiro deste ano.

De acordo com o responsável, para este ano está prevista igualmente a desminagem dos 110 quilómetros do troço rodoviário Tomboco/Lufico/Mpala, no município fronteiriço do Nóqui.

Apontou ainda a desminagem da estrada Cabeça de Cobra/Mbinga, na comuna do Quelo (Soyo), para permitir a montagem de uma estrutura metálica sobre o rio Lukulo, como outra prioridade do seu sector para o presente ano.

De Janeiro a Março deste ano foram desactivados, na província do Zaire, 249 engenhos explosivos não detonados, com realce para minas anti-pessoal e munições diversas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.