Covid-19: Idade na base dos casos assintomáticos – médico

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) em Angola são consideradas assintomáticas (sem sintomas) ou estáveis por terem menos de 60 anos de idade e não apresentarem outras comorbidades (doenças associadas), justificou esta sexta-feira, em Luanda, o médico em medicina interna, Mateus Valentim.

Falando no habitual espaço “Conversas no CIAM”, promovido pela Comissão Multissectorial de Prevenção e Combate à Covid-19, o especialista apontou o facto de a maioria da população angolana ser jovem como a razão do surgimento apenas de casos assintomáticos ou com sintomas leves.

Felizmente, sublinhou, o actual quadro epidemiológico de Angola é favorável, por registar apenas casos leves e assintomáticos, cenário com um potencial de cura elevado.

“Se a covid-19 afectar cidadãos com idades igual ou superior a 60 anos e com outras doenças, como a diabete, hipertensão arterial, tuberculose pulmonar e VIH/Sida, Angola poderá registar casos mais graves, deixando o quadro actual”, esclareceu.

Ao dissertar o tema “Medidas preventivas à covid-19” sustentou que os estudos da comunidade científica internacional apontam que em cada 100 infectados 80 podem ter sintomas leves ou serem assintomáticos, 15 com sintomas leves e moderados e cinco graves.

Esclareceu que os pacientes infectados pelo novo coronavírus passam num processo de avaliação constante, que se centra na combinação de uma medicação cuidada para baixar o impacto agressivo do vírus e fortificar o sistema imunológico da pessoa.

A estatística global aponta para 48 casos positivos, com  29 activos (clinicamente estáveis), 17 recuperados e dois óbitos.

Do total de infectados, 21 são casos de transmissão local e os demais importados, envolvendo angolanos e estrangeiros, 85 por cento assintomáticos, enquanto 15% com sintomas de febre, dor de cabeça, fadiga, entre outros sintomas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.