COVID-19: Lunda Norte aguarda reagentes para testes

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

As autoridades sanitárias na Lunda Norte aguardam pelos reagentes para colocar em funcionamento os dois aparelhos genexpert de testagem de amostra contra à covid-19.

 Segundo o director do Gabinete Provincial da Saúde na Lunda Norte, Gimi Nhunga, os reagentes podem chegar a partir da próxima semana, para começarem a testar cidadãos em quarentena institucional e domiciliar.

Os aparelhos estão instalados nos hospitais dos municípios de Chitato, para atender a região norte, e do Cuango, para a zona sul da província.

Sem avançar números, disse que foram formados técnicos para o manuseio dos aparelhos que também servem para testar a tuberculose.

Informou, por outro lado, a chegada, na próxima semana, dos resultados dos testes das 43 amostras recolhidas aos cidadãos provenientes da África do Sul, Brasil, Portugal, Ucrânia, Namíbia e República Democrática do Congo.

Relativamente aos 12 médicos cubados, informou que cada um dos nove municípios receberá um médico a partir de sexta-feira, 15, enquanto no Chitato ficarão três, por ser a sede capital da província e com maior número de habitantes.

Na Lunda Norte, 30 cidadãos cumprem a quarentena obrigatória, sendo 14 institucional e 16 domiciliar.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.