Secretária da JURA condenada a 4 meses de prisão

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

A secretária da organização juvenil da Unita (JURA) na província do Huambo, Crista Elisabeth Celestino Chimbioputo, foi condenada esta quarta-feira, pelo Tribunal Provincial do Huambo, na pena de quatro meses e 15 dias de prisão, pelo crime de desobediência ao Estado de Emergência.

No auto de notícia do Serviço de Investigação Criminal (SIC), apresentando pelo procurador Jorge Casimiro Sumbo, durante a sessão de julgamento sumário, a ré veio acusada de ter desobedecido o Decreto Presidência sobre o Estado de Emergência, por circular em horário indevido (19h38), além de ter derrubado três barreiras da Polícia Nacional, uma das quais vedadas com anti-pânico, e danificado três cones.

No acórdão, lido pelo juiz de direito e presidente da causa, Bruno Eduardo, a pena aplicada foi convertida em multa pelo mesmo período, a razão de 40 kwanzas por dia.

Cristina Elisabeth Celestino Chimbioputo foi ainda acusada de ter cometido o crime de dano involuntário, além da contraversão de conduzir sem se fazer acompanhar do respectivo documento (carta de condução e documentação do carro), pelos quais foi condenada a 20 dias multa, a razão de 40 kwanzas dias, 40 mil de taxa de justiça e 76.965 kwanzas a título indemnizatório ao ofendido.

O país já registou 36 casos positivos da Covid-19, dois dos quais resultaram em óbito e 11 recuperados.

Segundo as autoridades sanitárias, o país soma nove casos de transmissão local.

O Estado de Emergência foi decretado a 25 de Março pelo Presidente da República, João Lourenço, após parecer favorável da Assembleia Nacional, e vigorou de 27 de Março a 10 de Abril, tendo sido prorrogado para o período de 11 a 25 do mês corrente.

No quadro da prorrogação, entre restrições e aberturas, voltou a estar interdita a circulação e permanência de pessoas na via pública e passa a ser obrigatório o uso de máscaras em transportes públicos ou em locais fechados.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on pinterest
Share on email

Designed by nzaylakasesa,lda.